sábado, 11 de outubro de 2014

Resenha # 02-Garota Interrompida

Garota Interrompida

Autor:Susanna Kaysen
Editora:Única
Páginas:190
Avaliação:3/5

Sinopse

Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.

Susanna Kaysen é  uma jovem que aos 18 anos de idade,se encontra totalmente perdida em relação ao seu futuro e completamente sem nenhuma perspectiva de vida.
Ela tem um namorado com o qual não se entende bem,não quis cursar uma faculdade após terminar o colégio e pra piorar ainda mais sua situação não consegue se estabilizar em nenhum emprego.
Depois de uma tentativa desesperada de suicídio,tudo a sua volta pareceu perder ainda mais o sentido,e Susan,se questionava a todo momento sobre sua sanidade mental.
Sem saber mais o que fazer,ela decide consultar um terapeuta,que após uma conversa de algumas horas,resolve interná-la no Hospital Psiquiátrico McLean,pra que pudesse descansar por um tempo.
Nesse hospício,Susanna conhece outras jovens com problemas parecidos com os seus,todas enfrentando muitas dificuldades para seguir a vida livremente,por isso a necessidade do encarceramento e da vigilância,com o tempo,elas se tornaram suas grandes amigas.Lisa,Georgina,Polly,Daisy e Cynthia todas jovens como Susan,e também como ela,não viam um futuro para suas vidas.
No McLean,haviam dias bons e dias ruins,noites tranquilas e noites de choro e gemidos.Muitas chegaram e outras partiram,algumas,para não ir a lugar algum.


Quotes

"Cada pessoa é uma pessoa.Cada um faz o que é possível fazer."
                                                                                                  pág.23

"Eu me sentia bem.Não me sentia morta,mas alguma coisa havia morrido."                                                                                  pág.47

"A oportunidade de ser encarcerada era simplesmente atraente demais para que eu resistisse a ela."                                     Pág.53







4 comentários:

  1. Li Garota Interrompida ano passado... o livro em si é muito bom, tem uma escrita leve, um enredo interessante e mesmo se passando em um hospital psiquiátrico tem citações bem divertidas. O único defeito, na minha opinião, foi o final desesperado, deu a impressão de que a autora tinha um prazo a cumprir e não conseguiu manter o mesmo ritmo na conclusão da história :(

    Gostei muito da resenha, beijos
    bibliotecacolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da mesma opinião Ana,também achei o final um tanto vazio,talvez,seja porque o livro de uma maior importância apenas ao período antes e durante a internação,e o depois seja apenas uma consequência?
      Questões a debater,rsrs.
      Obrigada por sua visita,volte sempre!
      Bjs

      Excluir
  2. Esse é um livro que esta faz um bom tempo na minha listinha de desejados, ele parece ter um historia intensa e diferente do comum.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica,realmente,é um livro bem intenso e um pouco diferente do que estamos acostumados a ler.
      Obrigada por sua visita,volte sempre!
      Bjs.

      Excluir